segunda-feira, outubro 16, 2006

Nossas pesquisas

Instituição: INODAP - Instituto para Otimização da Aprendizagem. Educação Especial - Talento e Superdotação
Endereço: Av. Batel, 1230, conj. 008 - CEP: 80420-907 - Curitiba - PR - Brasil
Fone/Fax: (0xx41) 343-3448
E-mail: inodap@inodap.org.br
Autor: Maria Lúcia Prado Sabatella
Características: O site apresenta informações para identificar pessoas talentosas e superdotados; orientação para estudantes, apresenta artigos e matérias importantes.
Web: http://www.inodap.org.br/index.html

ARTIGOS/TEXTOS
Angela M. R.Virgolim
A criança superdotada em nosso meio: Aceitando suas diferenças e estimulando seu potencial
Ângela Sanson Zewe
Por que fazer avaliação de potencial?
ConBraSD
Gênio? Prodígio? Precoce? Afinal, o que significa o termo “superdotado”?
Larissa Vidal
Oficina de Mitologia
Maria Lúcia Sabatella
Orientação vocacional e profissional
Maria Lúcia Sabatella
Características dos superdotados
Maria Lúcia Sabatella
A importância do cérebro na ampliação do potencial
Maria Lúcia Sabatella
Textos retirados do site
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Mitos crenças sobre as pessoas com altas habilidades: Alguns aspectos que dificultam o seu atendimento

Instituição: Conselho Brasileiro para Superdotação
Endereço: Secretaria do ConBraSD: Instituto de Psicologia – Universidade de Brasília (aberto ao público apenas com hora marcada). Tels: (61) 307-2625 / ramal 412 - (61) 307-3069 ou (61) 307-2622 - (61) 307-2633
E-mail: conbrasd@uol.com.br
Presidente: Angela Mágda Rodrigues Virgolim
Características: Site oficial do profissionais que atuam na área de altas habilidades e superdotação.
O ConBraSD mantém suas atividades atuais com o apoio do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e atua através de atividades como:
• apoio técnico-científico às instituições que lidam com o superdotado;• cursos e workshops para professores e outros profissionais da área; • palestras, seminários e outras atividades de informação à sociedade; • workshops para adultos e crianças na área de criatividade, etc.
Web: http://www.conbrasd.com.br/index.htm

ARTIGOS/TEXTOS
Institucional
Um pouco sobre Superdotação

Instituição: Grupo Talento Criativo
Características: Neste site vocês encontrarão as contribuições de um grupo de estudiosos que, no Brasil, conduzem pesquisas na área dos processos criativos e da superdotação, colaborando para uma melhor compreensão das distintas dimensões destes dois fenômenos. Os pesquisadores deste grupo, coordenado pela profª Eunice Soriano de Alencar, têm produzido substancial conhecimento na área, tanto no Brasil quanto no exterior, através de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, atuando também como consultores junto à Secretaria de Educação Especial do MEC, órgãos de fomento à pesquisa, escolas e organizações públicas e particulares. Algumas das pesquisas em andamento, pequenos textos, links para as principais organizações, institutos e universidades que produzem conhecimento na área e uma agenda atualizada dos principais congressos e encontros no ano podem ser conferidos neste site.
Web: http://www.talentocriativo.com.br/

ARTIGOS/TEXTOS
Angela M. R. Virgolim
Eunice M. L. S. de Alencar
Habilidades de pensamento criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
Angela M. R. Virgolim
Uma proposta para o desenvolvimento da criatividade na escola, segundo o modelo de Joseph Renzulli
Angela M. R. Virgolim
Eunice M. L. S. de Alencar
Dificuldades emocionais e sociais do superdotado
Angela M. R. Virgolim, Denise de Souza Fleith e Mônica Souza Neves-Pereira
Toc Toc … Plim Plim! Lidando com as Emoções, Brincando com o Pensamento Através da Criatividade
Angela M.R.Virgolim
O indivíduo superdotado:
História, concepção e identificação
Angela M.R.Virgolim
Resenha: O processo da criatividade – Eunice M. L. Soriano de Alencar
Angela M.Rodrigues Virgolim
A criança superdotada em nosso meio: aceitando suas diferenças e estimulando seu potencial
Denise de Souza Fleith
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
Denise de Souza Fleith & Eunice Soriano de Alencar
Barreiras à Criatividade Pessoal entre Professores de Distintos Níveis de Ensino
Denise de Souza Fleith & Eunice Soriano de Alencar
Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula: Identificando Fatores Associados à Criatividade no Contexto Escolar
Eunice M. L. Soriano de Alencar
Angela M.Rodrigues Virgolim
O professor e seu papel na formação do autoconceito
Eunice M. L. Soriano de Alencar
Repensando a educação para o século XXI
Eunice M. L. Soriano de Alencar
Desfazendo os mitos sobre a criatividade
Eunice M. L. Soriano de Alencar (Universidade Católica de Brasília)
Denise de Souza Fleith (Universidade de Brasília)
Resenha:
Superdotados: Determinantes, Educação e Ajustamento
Eunice M.L.Soriano de Alencar
Denise de Souza Fleith
Angela M.Rodrigues Virgolim
Fatores inibidores à criatividade em estudantes universitários e professores
Eunice Soriano de Alencar & Denise de Souza Fleith
Percepção de Professores e Estudantes Universitários quanto ao Estímulo à Criatividade: Um Estudo Comparativo
Mônica Souza Neves Pereira
Ensino criativo: uma forma divertida de aprender
Mônica Souza Neves Pereira
Onde está a criatividade

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação
Endereço: Laboratório de Pesquisa e Documentação - LAPEDOCAv. Roraima, 1000 - Campus Universitário 97105-900Santa Maira - RS.
E-mail: revce@ce.ufsm.br
Fone: 55. 3220. 8795
Características: Artigos
Web: http://www.ufsm.br/ce/revista/artigos_cad.htm
ARTIGOS/TEXTOS
Ana Lucia BatistaMarsyl Bulkool Mettrau
O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade
Andréia Jaqueline Devalle RechSoraia Napoleão Freitas
O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades
César Coll
Atenção à diversidade e qualidade do ensino
Cláudia Maria Ferreira Nicoloso Soraia Napoleão Freitas
A escola atual e o atendimento aos portadores de altas habilidades
Cynthia Garcia OliveiraAlexandra Ayach Anache
A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em Campo Grande – MS
Daniela Cristina Barros de SouzaDanielle Aparecida do Nascimento dos SantosElisa Tomoe Moriya Schlünzen
Uso das tecnologias de informação e comunicação para pessoas com necessidades educacionais especiais como contribuição para inclusão social, educacional e digital
Denise de Souza Fleith
Criatividade: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
Eliana da Costa PereiraSoraia Napoleão Freitas
Informática e Educação Inclusiva: desafios para a qualidade na educação
Eunice M. L. Soriano de AlencarDenise de Souza Fleith
A atenção ao aluno que se destaca por um Potencial Superior
Maria de Lourdes Lunkes de SouzaSoraia Napoleão Freitas
Atendimento do Portador de Altas Habilidades
Mário Lúcio de Lima Nogueira
A cidadania e o desperdício da inteligência
Nara Joyce Wellausen Vieira
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
Reinoldo MarquezanAngela Meincke MeloGraciela F. RodriguesDaniele Noal
Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Mitos e Crenças sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento
Susana Graciela Pérez Barrera PérezClaus Dieter Stobäus
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação

Instituição: Cadernos CEDES
Características: A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Web: http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_home/lng_pt/nrm_iso
ARTIGOS/TEXTOS
Andréia Jaqueline Devalle Rech1; Soraia Napoleão Freitas
Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS
Júlio Romero Ferreira
A nova LDB e as necessidades educativas especiais


Instituição: Ministério da Educação e Cultura
Características: Portal do Governo Federal com artigos, legislação, programas de governo
Web: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=1307&FlagNoticias=1&Itemid=1423
ARTIGOS/TEXTOS
Altas Habilidades/Superdotação e a Inclusão Escolar
Conceitos de AH/S
Documento orientador para NAAH/S 64 p.
Evolução do aluno com AH/S
Objetivos do NAAH/S
Organização
Saberes e prática de inclusão Altas Habilidades/Superdotação 28 p.
Saberes e práticas da inclusão 144p.
Trajetória dos Núcleos

Instituição: ABAHSD
Endereço: Av Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235 sala 83Bairro: Bento FerreiraCidade: Vitória - UF: ES - CEP: 29052121Telefone: 27 3345-5477Fax: 27 3345-5477
Presidente: Erondina Miguel Vieira
Características: Brasileira para Superdotados é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas interessadas em questões de inteligência, criatividade e superdotação.Tem por finalidade a inclusão social de pessoas com altas habilidades/superdotadas e o estímulo de suas potencialidades, de modo a favorecer-lhes a auto-realização.MISSÃO - Promover o pleno desenvolvimento do talento das pessoas com altas habilidades/superdotadas.LEMA - Talento não se desperdiça, estimula-se.
Web: http://www.altashabilidades.com.br/altashabilidades/index.htm
ARTIGOS/TEXTOS
Proposta para sócio efetivo
ABAHSD
Crianças superdotadas - mitos -
ABAHSD
DÚVIDAS
Alexandre Freire Montovani
Jamily Felhberg
Maria Cecília Saleme V. V. Girão
Melissa Matos Amorim
Parceria da Família e da Escola no Convívio com os Superdotados
Dóra Cortat Simonetti
Altas habilidades : revendo concepções e conceitos
Eunice M. L. Soriano de Alencar
O aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva
Zenita C. Guenther, Ph.D.
Conhecendo O Seu Aluno. Como Estudar Uma Criança?

APRESENTAÇÕES
O processo de identificação AH/S
MEC/SEED
Superdotação no contexto escolar
Afonso Galvão
Talento
Universidade Católica de Brasília
Ângela M. R. Virgolim
O modelo de enriquecimento escolar de Joseph ~X
UnB/Uconn/ConBraSD
Cristina Maria Carvalho Delou
· O papel do professor no desenvolvimento de talentos
· Núcleos de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação - NAAH/S
· A identificação dos superdotados: o talento pessoal e o contexto maior
· Breve Histórico da Educação dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Brasil
· A Educação do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação
Universidade Federal Fluminense
Gláucia R. S. Diniz
O papel da família no desenvolvimento de talentos...
Instituto de Psicologia UnB
Institucional
Programa de atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotados
Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal
Joana Schiliam Ferraz
Rita de Cássia Monteiro de Barros e Couto.
· Sala de recursos
· Aspectos legais
Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Maria Helena Novaes
Da importância do investimento no jovem talentoso
Mônica Doria Vilaça
Dinâmicas de salas de recursos
Universidade Federal de Lavras
Tânia Gonzaga Guimarães
Os desafios do diagnóstico/identificação da superdotação
Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal
Zenita Cunha Guenther
Centro para desenvolvimento do potencial e talento - CEDET


ARTIGOS/TEXTOS
Ana Maria Irribarem Soares
Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde
Tânia Maria Baibich
Superdotação – identificação e opções de atendimento.
Andréia Jaqueline Devalle Rech
Soraia Napoleão Freitas
O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades
Christina Cupertino
Educação de Talentos, desenvolvimento de potenciais diferenciados
Christina Cupertino
Atendimento ao superdotado no Estado de São Paulo
Coletânea
Educação especial - Legislação
ConBraSD
Gênio? Prodígio? Precoce? Afinal, o que significa o termo “superdotado”?
Cristina Maria Carvalho Delou
"Mídia e representação sociocultural – a escola integrando a comunidade"
Cristina Maria Carvalho Delou
Sucesso e fracasso escolar de alunos considerados superdotados
Cristina Maria Carvalho Delou
José Geraldo Silveira Bueno
O que Vigotski pensava sobre genialidade
Cynthia Garcia Oliveira
Alexandra Ayach Anache
A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em
Campo Grande – MS
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação
Política pública educacional para pessoas portadoras de altas habilidades/superdotação
Eunice M. L. Soriano de Alencar
A Atenção ao Aluno Que Se Destaca Por Um Potencial Intelectual Superior
Eunice M.L. Soriano de AlencarI,
Denise de Souza Fleith
Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino
Flávia Mantovani
Governo Federal implanta centros para superdotados
Francisca Morais da Silveira
William Lee Berdel Martin
Desempenho na escrita em destros e canhotos em relação ao sexo e à postura.
Governo do Estado do Paraná
Diretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos
Júlio Romero Ferreira
A nova LDB e as necessidades educativas especiais
LEGISLAÇÃO
Educação Especial
Lucila Maria Costi Santarosa
Inclusão digital: espaço possível para pessoas com necessidades educativas especiais
Maria Amélia Almeida
Vera Lúcia M. F. Capelline
Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados
Maria de Lourdes Lunkes de Souza
Soraia Napoleão Freitas
Atendimento do Portador de Altas Habilidades
Maria Lúcia Menezes Zákhia Marani
Experiência do centro de desenvolvimento do potencial e talento - cedet - lavras envolvendo alunos bem dotados e talentosos (com altas habilidades)
Marina Cathiane de Avarenga Capistrano
Representação social da superdotação: o que pensam os professores.
MEC
Saberes de práticas da inclusão
MEC
Saberes e práticas da inclusão – Altas Habilidades/Superdotação
Mônica Dória Vilaça
Educação especial para talentosos e bem dotados
Monica Vilaça
Silvia Helena Baars
A Sala de Recursos – Uma Vivência
Paloma Epprecht Machado França
oftware, para que te quero?
Paulo Ricardo Ross
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Assincronismo, precocidade e mitos: três razões para entender a indentidade do aluno com altas habilidades
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Atendimento à diversidade: compromisso ou alienação
Evitar o maior naufrágio é o desafio
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
O aluno com altas habilidades/superdotação: uma criança que não é o que deve ser ou é o que não deve ser?
Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
Mitos e Crenças sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento
Vera Lucia Palmeira Pereira
Atendendo aos alunos com altas habilidades/superdotação
Zenita C. Guenther
O aluno bem dotado na escola regular: Celebrando diversidade,
Incluindo diferenças

ARTIGOS/TEXTOS COMPLEMENTARES

Documentos internacionais
Down
Atividade de alunos
Jornal do Regão
Enio Rodrigues da Rosa
Martinha Clarete Dutra
Pessoas cegas: trabalho, história, educação e organização no Brasil
Prof. Mônica Dória Vilaça
Atividade1: O que incomoda você
Atividade 2: Oficina
Atividade 3: 007 não é o único investigador do mundo
Avaliação oficina
SEED/PR
Lista de sites de Ed. Especial

VÍDEOS
Mônica Dória Vilaça
Batedeira 1
Batedeira 2
Botânica
João Gabriel
Pedro Guerra
Robótica
Sala de recursos

6 Comments:

At 11:52 AM, Anonymous Anônimo said...

Achei o seu bolg maravilhoso. Tem assuntos interessantissimos, mas fiquei muito triste, pq não consegui abrir nenhum link.
Se vc puder me ajudar, meu e-mail é:gaaoliveira@hotmail.com

 
At 8:57 PM, Anonymous soraia said...

Fiquei muito feliz quando recebi a indicação desse blog, por uma amiga psicóloga. Sou psicopedagoga, professora de educação especial e mãe de um menino de 7 anos que após várias observações acredito ser mãe de um superdotado, queria saber como posso fazer uma avaliação,onde encontrar esse apoio, se tem custo ou consigo pelo estado.Um abraço, aguardo resposta..Soraia meu email...sorifg@uol.com.br

 
At 11:22 AM, Blogger Luan said...

oi meu nome e Luan sou pai do carlinhos meu filho ele e muito inteligente e acredito ser pai de um superdotado ele construiu um carro de controle remoto sozinho ele foi ligando os fios e ele funcionou ele fiquei muito abismado com isso depois que um amigo me contou essa historia de superdotado, eu queria saber como agendar uma avaliaçao e uma escola especialmente pra eles mais proxima pois moro em cariacica es
luanfbrunow@hotmail.com

 
At 6:53 PM, Blogger Guga said...

Olá, Me chamo Ingred e estou fazendo um projeto de pesquisa na área das altas habilidades/superdotação, e gostaria muito de saber como abrir todos esses links que tem na página do seu blog, pois acho que me ajudariam bastante, desde ja agradeço. Ingred

 
At 1:46 PM, Blogger melinemorena said...

OI, TENHO UMA FILHA DE SEIS ANOS QUE FOI PRECOCE EM TUDO. FALOU AOS 7 MESES, ANDOU COM 12. AOS 2 ANOS CANTAVA CORRETAMENTE MUSICAS EXTENSAS COMO O ABECEDARIO DA XUXA, AOS 3 CANTOU O HINO NACIOANL COMPLETO ACRETANDO A LETRA E A MELODIA, TB COM ESSA IDADE ESCREVIA SEU NOME E TODA A SUA FAMILIA.AOS 4 COMÇOU DESENVOLVER SUA PROPRIA TECNICA DE APRENDIZAGEM E LEITURA, AOS 5 LIA FLUENTEMENTE ATE MESMO AS SILABAS TRAVADAS. HOJE ELA LÊ HISTORINHAS COM TEXTOS COMPLEXOS, E AS ENTENDE E RECONTA RPRODUZINDO FIELMENTE TUDO OQUE LEU. OUTRA CARACTERISTICA INTERESSANTE,É A SUA INDEPENDECIA, ELA MESMA FAZ AS TAREFAS SOZINHA. SE ARRUMA, ESCOLHE O QUE VAI FAZER E VESTIR. NO ENTANTO NOTO SEU EMOCIONAL MT IMATURO, ELA CHORA COM FACILIDADE, SE EMOCIONA COM A TRISTEZA ALHEIA, E TEM UM SENTIMENTO EXCESSIVO POR MIM, É MT APEGADA COMIGO. COM OUTRAS PESSOAS ATÉ MESMO DA FAMILIA, TEM DIFICULDADE DE SE ABRAÇAREM OU SEJA ELA NÃO GOSTA DE SER TOCADA POR NINGUEM AO NÃO SER EU. AINDA NÃO CONSEGUI PARAR I XIXI NA CAMA. SE RELACIOA MELHOR COM AS CRIANCAS MAIORES, MAIS VELHAS. VC ACHA QUE ESSE COMPORTAMENTO É PROVENIENTE DE UMA COBRANÇA QUE INCONSCIETEMENTE FIZEMO A ELA?COMO FAÇO PARA IDENTIFICAR SE ELA É MESMO SUPERDOTADA, E COMO REAGIR DIANTE DISSO?

 
At 9:11 PM, Anonymous ELISABETH LIMA SAN MARTINS said...

oi sou pedagoga, atualmente fazendo um curso de capacitação de professores para trabalhar em sala multifuncional. Gostaria que enviasses artigos sobre aluno com altas habilidades . M,EU NOME É ELISABETH LIMA SAN MARTINS MORO NO EXTREMO SUL DO BRASIL
MEU EMAIL É BETHLIMA1973@HOTMAIL.COM
DESDE JÁ FICO GRATA PELA ATENÇAÕ

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home