domingo, novembro 05, 2006

Nossa opinião...

Em nossos comentários vamos nos valer da seguinte classificação dos níveis de superdotação:

  • brilhante/levemente superdotado
  • moderadamente superdotado
  • altamente superdotado
  • excepcionalmente superdotado
  • profundamente superdotado
Segundo SABATELLA (2005, p. 57) várias são as razões para justificarmos a a necessidade de uma atenção justificada ao superdotado. Uma delas é por ser o potencial superior um dos recursos naturais mais preciosos, responsável pelas contribuições mais significativas ao desenvolvimento de uma civilização. Vamos adiante e acrescentamos as grandes possibilidades de sucesso escolar de seus companheiros, pois no trabalho colaborativo e na aprendizagem com o outro os alunos tem possibilidades de sucesso maior, principalmente aqueles com dificuldades de aprendizagem. Cabe ao professor saber coordenar as atividades de forma a possibilitar a integração de todos ao processo edutivo. E como diz SABATELLA (2005, p. 82) é impossível pensar em integração se não houver um profundo respeito às diferenças e uma enorme vontade de estudar e aprender.

A literatura comprovou que a superdotação pode manifestar-se de várias maneiras, envolvendo as diversas inteligências sistematizadas por Gardner; os comportamentos em relação a criatividade, a liderança, entre outros, de forma que a superdotação depende tanto dos padrões genéticos do indivíduo como das oportunidade que o ambiente lhe proporciona, cabendo ao professor, a escola, a família trabalhar estas oportunidades, de forma a favorecer o desenvolvimento de suas capacidades.

Cabe ressaltar que as pessoas com um potencial inteligente superior não gostam de sentir-se o centro de tudo, exaltado ou mesmo colocado em evidência diante de seus pares, apesar da necessidade de ser reconhecida, valorizada e estimulada. Devemos estar atentos para o aluno tenha auto-confiança e auto-estima de forma sentir-se parte de processo educacional, responsável pelas suas contribuições e atitudes perante os outros.

Tem-se observado uma certa preocupação por parte dos docentes ao perceberem que em sua turma de alunos há os superdotados, havendo um certo receio, sentindo-se incapaz diante dele, mas cabe ao professor a sinceridade, ele não está ali para ser o dono do saber, muito menos na condição de saber tudo, o professor é antes de tudo o orientador da aprendizagem, aquele que faz a mediação na construção do conhecimento, aponta caminhos, faz discussões teóricas com seus alunos. Se o professor souber reconhecer em seus alunos os potenciais de cada um, poderá ter muito sucesso durante suas aulas, pois na diversidade de idéias, opiniões e níveis de conhecimento que se enriquece uma discussão e a aprendizagem. Cabe ao professor dar o tempo de cada um no processo educativo.

Sentimos uma mudança muito grande de valores na sociedade atual, as pessoas estão percebendo que cada ser tem idéias, sentimentos, valores que os distinguem dos demais. Está sendo oportunizado acesso a informação e as pesquisas a todos os cidadãos que tem conexão com a rede mundial de computadores. Não podemos dizer que todos ainda tem acesso, pois temos que pensar nas pessoas que ainda passam fome em nosso mundo. Desta forma, podemos dizer que o mundo vai melhorar, principalmente se a voz dos superdotados, com soluções para os problemas da humanidade for ouvida. Outra forma de acesso a informação é através das tecnologias de comunicação, tais como TV edutivas, programs de rádio, revistas especializadas estão sendo disponibilizadas a baixo custo em todas as bancas de jornais. Hoje podemos participar de palestras on-line, gratuítas, com acesso a chats instantâneos as palestras, sem custos com pessoas altamente qualificadas.

O Governo do Estado do Paraná está disponibilizando laboratórios de informática para todas as escola do Estado, com acesso a internet, assim como implantou 32 coordenações regionais para assessoria pedagógica e pesquisa educacional para atender a todos os professores da rede pública, podemos dizer que houve um grande avanço, pois cada assessor atende no máximo 12 estabelecimentos de ensino.

SABATELLA (2005, p. 116-117) aponta aspectos importantes na educação dos superdotados, que devem ser levados em consideração pelos educadores, pais, terapeutas e outros profissionais:

  • Devem frequentar tanto o ensino formal como o não-formal, em atividades variadas de forma a estimular todas as suas capacidades, procurando um equilíbrio.
  • Possibilitar um ambiente rico em estímulos e oportunidades de aprendizagem, principalmente democrático e livre.
  • A criatividade, as atividades científicas, tecnológicas, artísticas, de lazer, esportivas, entretenimento precisam ser articuladas por professores criativos, democráticos, com pares com os mesmos interesses. Pode-se propor projetos de pesquisa, de vistas, viagens, colônias de férias, grupos de escoteiros, programas comunitários, etc.
  • Deve-se ser observado a necessidade de programas especiais, suas diferentes habilidades, se for o caso, muitos não suportam a rotina e atividades decorativas.
  • Precisam de desafios que girem em torno de idéias importantes e úteis, enriquecendo seus conhecimentos e proporcionando oportunidades para alargar seus horizontes pessoais, projetar objetivos maiores e desenvolver o senso de responsabilidade e independência intelectual.
  • Deve estar inserido no seu cotidiano habitual, procurando conviver bem com seus companheiros, familiares e professores.
  • O professor deverá analisar qual a melhor metologia de ensino a ser trabalhada, de acordo com o tema proposto, com seus alunos ecom os objetivos de ensino, proporcionando a construção do conhecimento em vários níveis de abstração.
  • Poderá ser proposto atividades extra-classe quando não houver a sala de recursos, de forma a oportunizar um trabalho para desenvover suas potencialidades.
Acreditamos na importância da sala de recursos, espaço onde o aluno terá oportunidade de conviver com outros com as mesmas idéias e potenciais intelectuais de forma que o professor poderá o trabalho por projetos coletivos e individuais. Acesso a recursos de tecnologia da informação e comunicação.

Quando a escola ignora os alunos superdotados, as consequências podem ser marcantes, principalmente na vida dos alunos, tais como:

* frustração, insatisfação emocional, baixa auto-estima, podendo se tornar elementos nefastos à sociedade;
* problemas de comportamento;
* problemas emocionais, pois normalmente são demasiadamente autocríticas;
* diagnósticos errados, tais como portadores de TDAH.

SABATELLA, Maria Lúcia Prado. Talento e Superdotação: problema ou solução? Curitiba: IBPEX, 2005.

9 Comments:

At 6:59 PM, Anonymous Anônimo said...

seumalunotiranotasaltasesemostracriativonasalamasnaotemqitaoaltoelepodeserconsideradosuperdotado?

 
At 6:41 PM, Anonymous Anônimo said...

ola, gostaria de saber onde posso fazer teste de altas habilidades em São Paulo, em meu filho de 5 anos. Ele tem algumas caracteristicas que impressionam e gostaria de identificar para poder trabalhar isso da forma correta.
Meu email é andreadip@uol.com.br
obrigada

 
At 9:58 AM, Blogger Unknown said...

Bom dia, Gostaria de saber se há algum grupo de trabalho em Curitiba e que tipo de teste eu poderia fazer para ter um diagnóstico.
Obrigada,

 
At 1:28 PM, Blogger Elisabeth Hulsmannn: said...

adorei a sua fala com relação a estas crianças.
Tenho uma filha diagnosticada com altas habilidades, mas como agir quando a escola não a vê assim e ainda duvida do laudo da psicologa?
Levando minha filha a ter que passar a ser acompanhada por um psiquiatra(insonia) e uma gastro(gastrite eruptiva). Levando a minha filha a reprovação por um olhar bitolado dos professores em especial de um que disse ao conselho que o certo era reprova-lo. Quem é ela para saber? O que devo fazer?

 
At 1:29 PM, Blogger Elisabeth Hulsmannn: said...

meu e-mail:
elisabethhulsmann@yahoo.com.br
obrigada

 
At 2:23 PM, Anonymous Samuel said...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel

 
At 2:35 PM, Blogger Wesley Fernandes said...

visitem a página: www.capacidadesetalentos.blogspot.com.
Muitas novidades e estudos.

 
At 12:13 PM, Blogger Unknown said...

Curso : Educação de Superdotados: Teoria e Prática

Organização:

Acerta


(Assessoria Cultural e Educacional no Resgate a Talentos Acadêmicos)


Ministrado por


Profissionais da Acerta e convidados especialistas na área



Público alvo: professores, pedagogos, psicólogos e áreas afins


Programa:


Superdotação, autonomia moral e oficinas


Datas do curso – Datas do curso – De 05/04 a 28/06 e de 02/08 a 25/10

Terças-feiras – 18:00 as 21:00

Investimento:


150,00 (inscrição)

350,00 (mensalidade)



Inscrições:


Acerta - (21) 2537 7839

Instituto lecca- (21) 2224 5974


www.acerta.etc.br

 
At 2:57 PM, Anonymous Larysa said...

Saudações a todos neste fórum de blog, quero contar tudo sobre um avanço financeiro que o Sr. Pedro me ofereceu para superar quando eu estava morrendo de fome com meus negócios e família durante a pandemia de covid19. Eu me deparei com o Sr. Pedro no blog por alguém que o recomenda para quem procura empréstimo. Fiquei tão animado e motivado também para estar nessa posição de liberdade financeira porque minha família estava passando fome, entrei em contato com o Sr. Pedro no aplicativo que eu disse ele, minha história de vida sobre a situação financeira, ele me envia um formulário de inscrição para preencher com meus dados, o que eu fiz, depois que ele me enviou o contrato de empréstimo, encaminhei ao meu advogado para dar uma olhada e me aconselhar sobre como proceder. Eu assinei o contrato de empréstimo depois que meu empréstimo foi aprovado algumas horas atrás, banco entre em contato comigo para transferência de fundos e cobranças que preciso compensar no balcão do banco. foi muito bom trabalhar com o Sr Pedro e agradeço muito a ele pela ajuda que ele me deu que realmente ajudou minha família a passar fome. Entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail: pedroloanss@gmail.com porque ele está sempre ocupado, mas eles também têm outro colega de equipe profissional trabalhando com ele, mas eu recomendo o Sr. Pedro para quem procura ajuda financeira.

 

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